voltar

IBC-Br negativo indica que economia deve ter recuado no 1º trimestre

O IBC-Br registrou queda de 0,68% no primeiro trimestre de 2019 em relação ao quarto trimestre do ano passado. O número foi divulgado pelo Banco Central nesta quarta-feira. Trata-se de um sinal confiável de que a economia brasileira provavelmente registrou crescimento negativo no período.

O indicador calculado mensalmente pelo Banco Central é considerado um bom indicador antecedente do resultado do PIB, embora tenha uma abrangência menor do que a pesquisa realizada pelo IBGE. Em março, o IBC-Br teve variação negativa de 0,28% em relação a fevereiro.

O resultado do trimestre frustra as expectativas de retomada. E reflete o impacto negativo do ambiente global adverso e da incerteza que ainda afeta os agentes econômicos em relação à tramitação das reformas econômicas que possam reduzir o risco fiscal brasileiro.

O dado oficial do crescimento do PIB do primeiro trimestre deverá ser divulgado no próximo dia 30. Caso confirmada a expectativa de uma taxa negativa, tenderá a levar à convergência das projeções para o acumulado do ano de 2019 para níveis ao redor de 1%. Isso significaria um resultado próximo ao registrado ao ano passado e ainda extremamente fraco.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA