voltar

Central de Ética e Compliance

voltar

Central de Ética e Compliance

base_de_conhecimento

Temos orgulho de nosso compromisso: conduzir nossos negócios com os mais elevados padrões de honestidade, integridade e respeito às pessoas e de demonstrar aos clientes, investidores, parceiros comerciais e servidores públicos da administração direta, autárquica e fundacional, bem como os detentores de mandato eletivo, que a confiança no conglomerado empresarial da SRM. é justificada. O Programa de Compliance da SRM tem como objetivo manter a empresa aderente às leis, normas e regulamentos, internos e externos, sempre de forma ética em sua conduta profissional, consolidando a governança, a eficiência e a sustentabilidade do negócio. O Programa conta com o comprometimento da Diretoria e está disseminado por todos os níveis hierárquicos da matriz e suas filiais.

Assegurar que todos os colaboradores conheçam, se comprometam e pratiquem os padrões éticos da SRM, é a nossa principal responsabilidade com o Código de Ética e Conduta Profissional implementado na empresa. O Código da SRM não é um documento final, pois assim como estamos em constante evolução, ele também tende a ser modificado à medida que surgem novas questões éticas ou morais a serem discutidas no nosso ambiente de trabalho, mas deve ser utilizado como guia para as nossas ações e decisões no que se refere à conduta moral. O descumprimento das disposições legais ou regulamentares internas acarreta em sanções disciplinares, de acordo com a gravidade da ocorrência, suas circunstâncias e o nível de participação de cada envolvido, conforme descrito na Política de Compliance.

BAIXAR CÓDIGO DE ÉTICA

O Programa de Compliance foi implementado no final de 2017 e suas principais ações efetivadas foram:

• Estabelecimento do Comitê de Ética: composto pelos Diretores Executivos e o Gerente de Compliance, eventualmente podendo ser convidados outros participantes. Esse comitê discorre sobre os principais assuntos de implementação e manutenção do Programa de Compliance, além de abordar questões do Canal de Denúncias;

• Criação da Central de Ética e Compliance: reúne em um só portal o Canal de Denúncias bem como todas as informações relativas ao nosso Programa de Cultura e Ética.

• Publicação do Código de Ética e Conduta Profissional (em português, espanhol e inglês) e da Política de Compliance: reforça o posicionamento da empresa com as questões relacionadas à ética e a integridade na condução do negócio, bem como nossa relação com os diversos públicos e clientes;

• Implantação do Canal de Denúncias: canal dedicado à comunicação de atitudes que estejam em desacordo com o nosso Programa de Cultura e Ética ou que possam afetar o nosso compromisso com as boas práticas de mercado anticorrupção.

• Estruturação do treinamento de Prevenção de Lavagem de Dinheiro (em português e espanhol): treinamento obrigatório aos colaboradores que ingressam na empresa, realizado na plataforma online da universidade corporativa.

Para garantir a integridade profissional do nosso ambiente de trabalho, precisamos exercer nossos princípios éticos diariamente, como pessoas e como empresa, esta é justamente a nossa intenção com os treinamentos de compliance da UniSRM. Durante a integração de todos os colaboradores da SRM, a equipe do departamento de Recursos Humanos apresenta o Código de Ética e Conduta Profissional, a Política de Compliance e o treinamento de PLD – Prevenção a Lavagem de Dinheiro, que encontra-se disponível à todos os colaboradores através do Portal SRM (Intranet) na seção da UniSRM. O colaborador por usa vez:

1. Conhece os padrões éticos da empresa, dedicando seu primeiro dia à integração SRM;

2. Compromete-se com os padrões apresentados, assinando o termo de compromisso e isenção de conflitos de interesse;

3. Comprova seu conhecimento e a efetividade do treinamento, respondendo a prova online ao fim do treinamento de PLD.

A manutenção do Programa de Compliance é tão importante quanto sua implementação e é com esse compromisso que a SRM conduziu as seguintes ações:

• Criação do Sr. Ética, mascote do Programa de Compliance que divulga, quinzenalmente, dilemas éticos do contexto profissional do colaborador;

• Campanha DESAFIO DO SR. ÉTICA, dedicada à reciclagem de conhecimento do treinamento de PLD na UniSRM para todos os colaboradores, incluindo Peru e Chile;

• Manutenção da base de conhecimento de compliance.