voltar

Alta de 1,1% no PIB é frustrante e mostra recuperação lenta da economia.

O crescimento de apenas 1,1% do PIB em 2018 reforça a avaliação de uma recuperação muito lenta e gradual, após o forte processo recessivo registrado entre 2015 e 2016. O dado foi divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira. O desempenho da economia brasileira no último ano foi igual ao de 2017.

O ano de 2018 se iniciou com a economia em bom ritmo e sugeria que o PIB cresceria mais, o que faz com que os números finais possam ser considerados frustrantes. A greve dos caminhoneiros, em maio, a incerteza política e o enfrentamento de um cenário global  predominantemente adverso para os emergentes explicam essa desaceleração durante o transcorrer do ano.

No 4º trimestre do ano, em comparação com o anterior (ajustado pela sazonalidade do período), a expansão foi de apenas 0,1%. Esse resultado foi prejudicado pela contração do setor industrial (-0,3%), mesmo com números positivos na agropecuária e nos serviços. De todo modo, foi o oitavo resultado positivo consecutivo nessa base de comparação.

Para 2019, a tendência é de números melhores, mas a intensidade da recuperação dependerá da evolução da agenda de reformas e também do cenário global.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA