voltar

Produção industrial ainda é fraca, apesar das perspectivas boas!

A produção industrial brasileira em novembro, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE, indica desempenho ainda ruim no setor, apesar de boas expectativas futuras. O crescimento mensal em relação ao mês anterior, já ajustado sazonalmente, ficou em 0,1%. Esse resultado se situou abaixo das projeções médias do mercado para o período.
É importante observar que o crescimento em outubro, antes divulgado como positivo em 0,2%, foi agora revisado para uma queda de 0,1%. Esse dado reforça o quadro de fraqueza do setor industrial que vem se estendendo desde maio, período em que ocorreu a greve dos caminhoneiros.

Os números desagregados por setor, bem como os indicadores de difusão, também confirmam essa fragilidade, com estabilidade na produção manufatureira e contração no segmento de mineração.
Apesar disso, o cenário sugere uma aceleração mais intensa da indústria durante os próximos meses. Isso devido à melhora significativa das expectativas de consumidores e empresários. Esse sentimento foi registrado por pesquisas qualitativas realizadas após as eleições. Também há a manutenção da política monetária expansionista (juros baixos) e da boa condição das contas externas. Outro fator positivo, em especial, ocorrerá caso a agenda reformista a ser encaminhada pelo governo avance.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA