voltar

PIB brasileiro tem crescimento importante no 3º trimestre

O crescimento de 0,8% no PIB no terceiro trimestre do ano sobre o anterior foi relevante e confirmou as expectativas do mercado financeiro. Os números divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira foram positivos tanto pelo lado da demanda como na oferta. E mostram recuperação em relação aos gastos das famílias.

Trata-se de uma aceleração importante em relação ao trimestre anterior, quando a economia brasileira sofreu os efeitos do choque decorrente da greve dos caminhoneiros e cresceu apenas 0,16%. É também o melhor resultado trimestral desde o início do ano passado. Na comparação com o terceiro trimestre de 2017, o crescimento chegou a 1,3%.

Pelo lado da oferta, todos os segmentos apresentaram taxas de expansão positiva no trimestre – Agropecuária avançou 0,7%; Serviços, 0,5%; Indústria 0,4%.

Já pela demanda, o principal destaque positivo foram os investimentos, que cresceram 6,6%. Mas é importante destacar que houve questões específicas e não-recorrentes em âmbito tributário que tiveram influência nesse resultado.

O consumo das famílias cresceu 0,6%, acelerando de forma importante em relação aos 0,1% registrados no trimestre anterior. Isso já reflete o impacto positivo da recuperação do emprego e da boa dinâmica do mercado de crédito.

Com esse resultado, nossa expectativa para 2018 é que o crescimento do PIB brasileiro ficará em 1,4%.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA