voltar

Crédito tem avanço moderado em outubro, diz economista da SRM

 

As estatísticas do mercado de crédito em outubro, divulgadas hoje pelo Banco Central, mostraram resultados relativamente modestos. Os números são compatíveis com o quadro de leve desaceleração econômica registrada em meio ao período eleitoral.

O saldo total das operações do Sistema Financeiro Nacional teve redução de 0,2% no mês, em razão da queda de 1,6% na carteira de pessoas jurídicas. Trata-se, no entanto, de efeito pontual que reflete a valorização cambial no período sobre as operações contratadas.

O saldo referente a operações para Pessoas Físicas teve expansão de 1,1% no mês frente ao anterior. Já o número de novas concessões, quando ajustado pelos dias úteis do mês, mostrou contração em relação a setembro.
Houve elevações marginais nas taxas de juros médias e também nos spreads, tanto para Pessoas Físicas como Jurídicas. Assim como elevação, igualmente moderada, no nível de inadimplência para PJ.

A superação da incerteza política, juntamente com a melhora dos indicadores de expectativa de consumidores e empresários e a continuidade da retomada do emprego devem proporcionar espaço para uma aceleração mais forte do crédito em 2019. Esse movimento provavelmente começará a aparecer já nos números dos próximos meses.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA