Blog

Investidor conservador, balanceado ou agressivo: quem é você?

Mercado nacional

Investir deve ser um hábito de todos, mas não necessariamente devemos aplicar dinheiro da mesma maneira. Na prática, há três diferentes perfis de investidores, definidos por distintas modalidades de investimentos: conservador, balanceado e arrojado. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre cada um deles:

 Investidor Conservador

É aquele investidor que foge de surpresas envolvendo seu dinheiro. Ele busca aplicações de rentabilidade regular e previsível, abrindo mão de rendimentos maiores. A poupança, que oferece a vantagem de não cobrar impostos, porém tende a proporcionar um dos retornos mais baixos do mercado, está entre suas opções. No entanto, outras modalidades mais rentáveis também se destacam por possuir risco zero – entre elas, as carteiras de renda fixa, como os fundos prefixados, pós-fixados e indexados, além do tesouro direto.

Investidor Balanceado

Tende a manter sua carteira com investimentos diversificados, sem abrir mão da segurança da renda fixa, mas em busca de opções voláteis e de risco maior – capazes de acarretar ganhos mais expressivos. Esse equilíbrio pode ser encontrado em fundos multimercados e multicedentes, geridos especialmente para alocar recursos em aplicações de risco calculado. É típico desse perfil mirar grandes retornos, não de forma imediata, mas com planos de longo prazo.

Investidor Agressivo

Este investidor está disposto a assumir grandes riscos em nome do maior rendimento. É o perfil mais suscetível a buscar ações na Bolsa de Valores, ciente de que sua aplicação está totalmente sujeita ao noticiário, às flutuações do mercado e que pode se valorizar ou desvalorizar rapidamente. Com essa filosofia, é capaz de adquirir ganhos elevados em um curto prazo, porém pode sofrer enormes prejuízos se não realocar seus recursos na hora certa e com a diversificação devida.

Independentemente do seu perfil, nós temos a opção mais adequada para você.

Consulte um de nossos Executivos Comerciais e informe-se. 0800 878 1005/ (11) 3334-2100.